terça-feira, 10 de maio de 2011

Resenha - Phornax, Tierramystica e Andre Matos.

Domingo, 8 de Maio de 2011, dia das mães, de Grenal e de prestigiar o metal nacional em porto Alegre. Teve gente que largou a mãe cedo e já foi pra fila do show, outros esperaram o fim do jogo para chegar no Opinião. Em comemoração aos 20 anos da Loja Zeppelin, as bandas Phornax, Tierramystica e Andre Matos fizeram um show inesquecível, representando muito bem a cena de metal gaúcha e nacional.

A Phornax foi a primeira banda a se apresentar. Gaúchos de Porto Alegre, a banda apresentou as músicas do EP que será lançado este mês. Trouxeram um set list curto, porém se o objetivo era animar a galera, então a missão foi cumprida. Entre as músicas tocadas estavam "Dare of Destruction", música que ainda deve ser lançada nesta semana no Myspace da banda, e "Silent War", já disponível no site da Phornax.
Apesar do show curto, a Phornax mostrou ser uma banda de peso e teve boa receptividade dos headbangers ali presentes. O vocalista Cristiano Poschi teve uma boa interação com o público.


Em seguida vieram os também gaúchos do Tierramystica. Já na introdução era impossível não perceber o entusiasmo de quem já estava esperando pelo show. Com a participação do flautista Ademar Farinha (Grupo Tarancon), abriram o show com New Eldorado, já trazendo muita energia para o show, e em seguida teve Celebration To The Sun, com bastante participação do público. A já esperada Fear of The Dark deu sequência ao show, é neste momento que a banda mostra que a fusão de música folclórica da América Latina com o heavy metal e possível sim. A banda ainda aproveitou para agradecer os headbangers ali presentes, apoiando o metal nacional e também fizeram um momento de descontração entre gremistas e colorados.


O solo de bateria de Duca Gomes foi fenomenal! Criativo, Duca com certeza impressionou o público entre ritmos e acrobacias. Dando continuidade ao show, veio a belíssima Winds of Hope e para finalizar, Spiritual Song.


Apesar de um setlist já conhecido, o Tierramystica não deixa de cativar o público com seu metal cheio de misturas, originalidade e criatividade, características que estão sempre presentes durante o show.

Após uma longa pausa, finalmente chega a vez do maestro. Andre Matos e banda subiram ao palco pouco depois das dez da noite. O show começa com Leading on, faixa de abertura do Mentalize, segundo cd solo de Andre, lançado em 2009. O coro no início já entregou a segunda música da noite, I Will Return, levando o público a cantar junto. Apesar de resfriado, Andre conseguiu dar conta dos agudos na música, assim como em Rio, música que veio a seguir.


Antes de tocar a faixa título do último disco lançado, Mentalize, Andre Matos não deixou de saudar o público. "E aí gaúchos e gaúchas! Não preciso nem repetir aquela coisa toda né? É um prazer estar aqui com vocês." Ainda mencionou a onda de shows internacionais que temos recebido no Brasil e no Rio Grande do Sul e adicionou "Vocês prestigiarem a nossa música e a do Tierramystica é um motivo de muito orgulho e de muita gratidão para nós, muito obrigado!"


Em seguida mais um coro já bem conhecido do público: Fairy Tale. Andre não começou no teclado. Como muitos sabem, o tecladista Fabio Ribeiro deixou a banda no início do ano para se dedicar a sua outra banda, Remove Silence. Era de se esperar que Andre tocasse o teclado em Fairy Tale no início e no final da música, dando um efeito muito mais bonito ao show e à música. Porém esse trabalho foi deixado para um computador que ficava escondido atrás dos amplificadores do palco. Além disso, a parte final de Fairy Tale (tão linda) não foi tocada. Uma pena. Apesar de a música ter sido bem executada ficou aquela sensação de que algo estava faltando.

Uma parte bem legal do show foi o duelo de guitarras entre Hugo Mariutti e Andre "Zaza"Hernandes. Zazacomeçou seu solo com muita velocidade e virtuosismo, deu até uma palhinha de Forever Is Too Long (apenas o riff da introdução). Hugo então aparece e pede o apoio do público. Ele toca um riff, com aquele som mais "sujo" da guitarra ao que Zaza brinca fazendo um sinal com as mãos de que seria meia boca. Os dois fazem uma breve jam session, Hugo na guitarra base e Zaza na guitarra solo. Excelente!

A banda segue o show com How Long mas um dos melhores momentos veio logo depois, com Reason. Apesar de já ter sido tocada antes, Reason representa o que deve ter sido a melhor fase do Shaaman, e levou o público a um novo nível de enrgia. A banda então deixa o palco e chega a vez do solo de Eloy Casagrande. Eloy mostra que amadureceu muito e que está cada vez melhor! O solo teve velocidade, agressividade, e até samba! Sim, batida de escola de samba em show de metal. Na minha singela opinião, são esses detalhes que fazem um solo muito mais interessante em um show. Ao invés de apenas mostrar técnicas e mais técnicas, o músico se arrisca a quebrar os padrões esperados e desperta o interesse do público. Eu apostava ainda em um solo de baixo de Bruno Ladislau mas não aconteceu. Quem sabe na próxima.

A banda ainda tocou The Myriad e Prelude to Oblivion (Viper), ambas inéditas em Porto Alegre. Mais um ótimo momento do show veio com Lisbon, que fez o público cantar junto cada segundo da música. E pra quem achava que já tava bom demais, a coisa não parou por aí. Ainda teve Holy Land! Praticamente um sonho realizado por mim e muitos gaúchos! Carry On deu sequência, essa não podia faltar mesmo. Embora alguns já não façam questão, a maioria sempre acaba gritando "Carry On! Carry On!" mais cedo ou mais tarde.


Andre brincou um pouco com o público, fazendo com que repetissem as notas que ele cantava enquanto a banda tocava Another One Bites The Dust do Queen. Cada um dos músicos foi apresentado, inclusive Mr. Acer, o computador escondido que mencionei antes. Para finalizar, a clássica Endeavour. Infelizmente o final não foi tão espetacular como já visto em outros shows do Andre Matos. O microfone quase não funcionou e a falta do teclado que Andre toca até o final da música, sendo o último a sair do palco, tirou um pouco da magia do momento.

Em geral a banda fez um excelente show, compensando pela "tragédia" no Manara em 2008 (4h de atraso, lugar pequeno, gente passando mal, etc) e fazendo novas lembranças, desta vez mais positivas, para os fãs presentes.

Mais vídeos: http://youtube.com/user/scarlet123


Nenhum comentário:

Postar um comentário